Do México à Guatemala vamos percorrer o território daquela que foi, em tempos, uma das maiores civilizações da História: A civilização Maia. As imponentes ruínas espalhadas por todo o território demonstram bem a sua grandeza, mas o Legado Maia não reside apenas nestas construções ancestrais, ele perdura na memória, cultura e tradição das comunidades indígenas desta região.
Numa viagem recheada de aventura e emoções fortes, partimos em busca desses vestígios que continuam presentes nos dias de hoje. Pelo caminho somos surpreendidos por uma natureza exuberante, enfrentamos grandes desafios, criamos memórias inesquecíveis.
Chegada ao Aeroporto de Tuxtla Gutierrez e transfer para San Cristobal de las Casas que será a nossa casa nos próximos dias.
Depois de instalados fazemos um tour pela cidade. Conhecemos alguma da históriada Região e visitamos o mercado tradicional.
Alimentação: –
Estadia: Hotel
Saímos para conhecer El Canon del Sumidero, um desfiladeiro impressionante com paredes verticais com cerca de 1000m de altura. A bordo de uma lancha percorremos o rio que atravessa este desfiladeiro, uma oportunidade única de ver espécies selvagens, algumas em perigo de extinção, nas margens do rio.
Mais tarde visitaremos duas aldeias, Chamula e Zinacantan. Estes povos indígenas, apesar da forte influência ocidental que cada vez mais se faz sentir, continuam a seguir as tradições Maya.
Alimentação: Pequeno-almoço
Estadia: Hotel
É altura de partir em busca de uma das mais impressionantes cascatas da região, El Chiflon. Numa aventura para durar o dia inteiro, percorremos as margens do rio San Vicente, onde encontramos águas límpidas, formações rochosas incríveis e cascatas uma a seguir à outra. Terminamos este percurso com chave de ouro, com uma impressionante cascata de 120m. Aproximamo-nos o mais possível, até ser impossível resistir à sua força. Uma viagem longa mas sem dúvida recompensadora.
Alimentação: Pequeno almoço
Estadia: Hotel
Despedimo-nos do méxico e seguimos em direcção à Guatemala. O próximo destino é Quetzaltenango, antiga Xela, mas só por uma noite, o objectivo é recuperar bem da longa viagem.
Alimentação: Pequeno almoço
Estadia: Hotel
De Xela partímos em direcção ao famoso Lago Atitlán, mas desta vez a pé. Ao longo de três dias percorremos 45 km, numa viagem que nos dará a conhecer uma região única.
Caminharemos por três dias por florestas nubladas, campos de milho, plantações de café e pequenos pueblos. Ao longo do caminho, pernoitaremos em pequenos pueblos guatemaltecos, onde teremos a oportunidade de usar um temescal (uma tradicional sauna maia) e conhecer algumas das tradições locais.
Consegues imaginar um nascer do sol sobre o belo Lago Atitlán visto de um mirador enquanto tomas o pequeno-almoço? Fantástico! Depois desceremos por entre os cafezais até San Juan La Laguna para desfrutar de uma xícara de café na “La Voz Coffee Cooperative”. De lá, seguiremos para San Pedro, o lugar perfeito para mandar um mergulho e relaxar.
Alimentação: Pequeno almoço, Almoço e Jantar
Estadia: Alojamento local
Será um dia livre para conhecer as diferentes vilas que existem nas margens do Lago ou
talvez visitar um dos maiores mercados da América Latina, Chichicastenango.
Alimentação: Pequeno almoço
Estadia: Hotel
De manhã atravessamos o Lago de barco em direção a Panajachel. Depois espera-nos uma atribulada, mas peculiar, viagem num dos famosos chicken buses. O destino é Antigua.
Antígua é sem dúvida uma cidade cheia de vida com muito para oferecer. Este dia será importante para reunir forças para o que aí vem..
Alimentação: Pequeno almoço
Estadia: Hotel
Iniciaremos a subida ao Vulcão Acatenango. A subida será dividida em duas partes e implica acampar uma noite.
Depois da descida, bem mais acessível que a subida, espera-nos uma longa viagem até Flores. É bem possível que parte da viagem seja feita durante a noite.
Alimentação: Pequeno almoço, Almoço e Jantar
Estadia: Acampamento e Hotel
A manhã será de descanso e à tarde visitaremos uma das mais importantes cidades Maya, Tikal, em que ainda é possível subir ao topo das pirâmides.
Apenas no restará esperar pelo pôr do sol, que será também o último desta viagem.
Passamos a noite em Tikal, literalmente na selva, envoltos numa atmosfera incrível.
Alimentação: Pequeno almoço
Estadia: Acampamento
Em horário a combinar, o líder de viagem levará os participantes ao aeroporto para voltarem ao destino de origem.
Alimentação: Pequeno almoço
Sobre o guia André Gaspar
Licenciado em Biologia, é um apaixonado pela Natureza e Vida Selvagem. Em criança sonhava ser um Explorador. Mais tarde, decidiu tornar-se um Conservacionista e dedicar-se a melhorar o Mundo que o rodeia.
O seu espírito de aventura já o levou a alguns dos lugares mais remotos do planeta. Atravessou desertos e enfrentou tempestades de areia no Médio Oriente, durante meses perseguiu jaguares na Selva Maya no México, mergulhou com tubarões no Belize, subiu ao topo de vulcões activos na Guatemala, viu de perto os maiores animais que já habitaram o planeta Terra no Sri Lanka, seguiu rinocerontes na África do Sul.